A Arca do menino que inventava poetas

No mês dedicado ao livro, os alunos das turmas de 2º da ESO  da nossa escola leram o conto de José Jorge Letria “A Arca do Menino que inventava poetas”. Após a leitura e interpretacão da história deste menino chamado Fernando que se tornou num grande e conhecido poeta, fez-se uma exposição com os bonitos  desenhos feitos pelos alunos de 2º da ESO C e com a preciosa colaboração do nosso professor estagiário Pedro que desenhou o título. 

 20190404_162223-COLLAGE

O nosso pequeno Paraíso!!!

Mais um ano desfrutamos dum maravilhoso tempo em Funchal e na ilha da Madeira. Estas paisagens fizeram uma grande impressão nos nossos corações, e como todos sabemos não há nada melhor que a boa companhia no espaço adequado.

Esperemos que tenham gostado desta bonita experiência e aquí temos um pequeno percurso fotográfico da nossa viagem

 hdrhdrbtyhdrdavhdrhdrbtydav

Maria do Rosário Pedreira

 

Mais um ano temos o prazer de ir ao encontro da escritora Maria do Rosário Pedreira na Aula  enrique díez -canedo.

Mas quem é ela?

Maria do Rosário Pedreira (Lisboa, 21 de Setembro de 1959) é uma editora, escritora, poetisa e letrista portuguesa. É a mais mediática editora portuguesa, responsável editorial no grupo Leya.

Frequentou o Lar Educativo João de Deus, onde fez a escola primária[2]. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, foi professora durante cinco anos, na década de 1980.

Em 1987 tornou-se editora graças ao esforço do Prof. António Manuel Baptista[3]. Iniciou esta actividade na área dos livros de divulgação científica[4].

De 1989 a 1998 foi autora da colecção juvenil Clube das Chaves, com Maria Teresa Maia Gonzalez, tendo publicado 21 títulos. Publicou depois também a colecção juvenil Detective Maravilhas, com 17 volumes, em 2000.

Na LeYa edita autores como Nuno Camarneiro, Ana Cristina Silva, Vasco Luís Curado, Gabriela Ruivo Trindade, Norberto Morais, Nuno Amado, Cristina Drios, Carlos Campaniço, João Rebocho Pais e Paulo Moreiras[5].

Como escritora, tem publicados vários trabalhos de ficção, poesia, crónicas e literatura juvenil, procurando neste último género a transmissão de valores humanos e culturais. Para a autora – já distinguida com alguns prémios literários –, a casa pode ser considerada como um mundo onde se encerra tudo aquilo que vai perdurando, mesmo que sob a forma da memória, nostalgicamente.

É autora de várias letras musicais, cantadas por Carlos do Carmo[6], António Zambujo, Aldina Duarte, Ana Moura e, mais recentemente, por Salvador Sobral[7].

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.http://http://ruadaspretas.blogspot.com/2007/03/maria-do-rosrio-pedreira-diz-me-o-teu.html

Mais um dueto ibérico

Diogo Piçarra lançou a sua nova canção, ‘A Dónde Vas’, composição feita em conjunto com Antonio José, cantor espanhol vencedor em 2015 do concurso de talentos “The Voice”.  Trata-se da estreia do cantor algarvio na composição em língua espanhola.  

Vê a reportagem feita pela SIC no concerto de Antonio José, em Madrid.

https://sicnoticias.pt/cultura/2019-01-22-Musico-Diogo-Picarra-encanta-Madrid-em-dueto-com-Antonio-Jose 

 

Dia Mundial da Paz

Feito com Padlet

Querem cozinhar??

A cozinha está muito presente no nosso dia a dia e, cada vez mais, podemos ver reality shows onde os protagonistas são as receitas. Então, porquê não elaborarmos na sala de aula um doce tradicional português??

Foi assim que surgiu a ideia de fazermos uns deliciosos SALAMES DE CHOCOLATE que foram distribuidos pelos professores, funcionários e alunos da escola. Ficando todos deliciados com esta maravilha, como podem comprovar nas fotografias

IMG-20181218-WA0010 IMG-20181218-WA0002 IMG-20181218-WA0004 IMG-20181218-WA0006IMG-20181218-WA0009IMG-20181218-WA0008

 

Os Anúncios

No nosso liceu podemos encontrar  grandes publicistas, só temos de dar uma vista de olhos para os trabalhos das turmas de 3ESO C/D/B.

dav dav dav dav hdr hdr hdr hdr dav dav dav dav dav hdr dav dav dav

O Meu Guarda-roupa

Os alunos de 2ESOD estudaram o vocabulário da roupa e dos acessórios que todos nós podemos encontrar no nosso roupeiro e, com um pouquinho de criatividade, este foi o resultado…

davdavdavdavdavdav

davdavdav

davdavhdr

Discurso proferido por José Saramago e lido pelos alunos de 2º de Bachillerato

 

https://www.josesaramago.org/discurso-pronunciado-por-jose-saramago-no-dia-10-de-dezembro-de-1998-no-banquete-premio-nobel/

Homenagem José Saramago

Os alunos do 2º da ESO C leram, viram o vídeo sobre “A Maior Flor do Mundo”, um conto de José Saramago e fizeram uns magníficos desenhos. Este é o resultado: